AVIAÇÃO NACIONAL

Gol e Azul encomendam aviões para pistas curtas

2

RIO – A crise por que passa o setor de aviação tem levado companhias aéreas a devolver aviões. Por outro lado, elas também estão encomendando aeronaves mais modernas, dotadas de tecnologias que lhes permitem voar com 100% de ocupação em voos que partem de aeroportos com pistas curtas, como o Santos Dumont.

03

Por causa do tamanho da pista, há limitações para pouso e decolagem de grandes aviões no terminal carioca, obrigando as empresas a voar com assentos vazios para evitar excesso de peso, mesmo que haja gente disposta a comprar passagem. As novas tecnologias visam a superar este entrave, além de viabilizar voos mais longos.

BIANCH SHOP A MAIOR LOJA DE PRODUTOS PARA AVIAÇÃO
BIANCH SHOP A MAIOR LOJA DE PRODUTOS PARA AVIAÇÃO

O Santos Dumont é origem ou destino de duas das dez rotas que mais transportam pessoas no país, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac): Santos Dumont-Congonhas (SP), que também está entre as mais movimentadas do mundo, e Santos Dumont-Brasília. Num momento de queda de demanda, as aéreas não querem correr o risco de deixar de embarcar um passageiro sequer.

Azul e Gol saíram na frente nessa estratégia. A Azul encomendou 60 aviões à europeia Airbus do modelo A320neo com a chamada tecnologia Sharp, pacote de melhorias em aerodinâmica, freio e controle de voo, permitindo que o avião decole com todos os assentos ocupados. De acordo com a Airbus, os aviões são configurados para até 180 passageiros, ampliando o número de pessoas que embarcam nos voos da Azul atualmente.

A Azul opera no Santos Dumont com o E-190 (106 assentos) e E-195 (118 assentos), ambos da Embraer. O A320neo também consome menos combustível, reduzindo emissões de CO2, além de emitir menos ruído. O primeiro avião encomendado pela Azul chega ao Brasil em setembro .

Já a Gol encomendou à americana Boeing aeronaves 737-800 com pacote de melhorias semelhante, o Short Field Performance (SFP). Nesses aviões, os freios são à base de carbono, material mais leve do que o aço. Os pneus são mais rígidos e têm superfície maior em contato com o chão, provocando maior atrito. E há otimizações no sistema de computador que gerencia o voo. Tudo isso melhora o desempenho da aeronave, permitindo-lhe decolar e aterrissar em pistas curtas praticamente sem restrições.

Pioneira nessa estratégia, a Gol já tem 103 das 143 aeronaves de sua frota equipadas com o pacote, o que permitiu à empresa disponibilizar mil assentos adicionais diariamente para venda na ponte aérea.

PUBLICIDADE

– Em síntese, são aviões com potência maior, freio melhor e menos peso. Além de driblarem restrições de aeroportos de pistas curtas, voam mais longe que os modelos tradicionais, pois consomem menos combustível. Assim, possibilitam às empresas não apenas transportar mais gente, como ofertar novos destinos – diz Jorge Leal, professor de Transporte Aéreo da Escola Politécnica da USP.

No momento de queda de demanda, porém, as aéreas não tem cogitado expansões de malha. Segundo a Azul, os A320neo serão usados em rotas nacionais de longo curso, “onde esse tipo de aeronave é mais eficiente” e, por enquanto, não há novidades sobre novas rotas a partir do Santos Dumont. Gol também não fala em novos destinos.

A Avianca voa para Congonhas e Brasília a partir do Santos Dumont. A empresa também encomendou A320neo à Airbus equipados com a tecnologia Sharp e diz que ” poderão ser utilizados nessas rotas, para a atender ainda melhor a demanda”, sem perspectiva de aumento de número de voos no momento. Já a Latam, que usa A319 na ponte aérea (144 lugares), diz que a rota continua a ser uma das mais importantes do mercado, mas também não sinaliza com novidades.

Fonte: O Globo

Tripulantes News

O Tripulantes News foi criado em março de 2011 para suprir a necessidade atual do mercado da aviação que estava se desenvolvendo, muitas vagas surgiram e muitos profissionais interessados. Então conseguimos unir a necessidade das empresas em se divulgar e a necessidade dos profissionais em saber das vagas que estavam sendo criadas.
Com isso nosso site ganhou respeito pela seriedade e imparcialidade das publicações e a cada dia mais pessoas acessam em busca de notícias sobre a aviação e as seleções.

Adicionar comentário

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PARCEIROS

  • vortex.png
  • 16684165_1467905169888297_1930028814171545912_n.jpg
  • APP-News.jpg
  • Novo-ANUNCIE-2.jpg